Especialidades

Abuso de Álcool e Outras Substâncias

No que diz respeito ao comportamento abusivo do consumo de drogas, podemos sinalizar três caraterísticas:

  1. O comportamento repetitivo. Todo abuso ou dependência se caracteriza pela repetição de um ato ou de uma série de atos que procuram produzir sensações de prazer ou alívio.
  2. A Recaída. Na impossibilidade de resistir aos impulsos da vontade de consumo, a pessoa apresenta uma recaída no comportamento. Aqui observamos a doença causando uma restrição da liberdade de escolha do indivíduo.
  3. A detenção do desenvolvimento pessoal. A vida não evolui, as conquistas esperadas de uma vida plena não se dão. Também não se amadurece. Os anos de abuso de drogas tornam-se infrutíferos para o crescimento pessoal.

 

Ainda que o senso comum nos leve a pensar que o problema é a substância ingerida (a droga), no tratamento desta doença a lógica é diferente. Trata-se de compreender a vulnerabilidade e as circunstâncias que levam a pessoa a abusar do uso de alguma droga.

Assim como o correto diagnóstico do quadro que, muitas vezes, se apresenta como consequência de outros transtornos como: ansiedade, depressão ou TDAH. O uso de psicotrópicos é útil, e o acompanhamento médico especializado se faz necessário associado ao apoio familiar e social.