Especialidades

Depressão

Hoje em dia, existem muitos sintomas que ajudam a identificar a depressão. Entretanto, podemos destacar três grupos de sinais que, dependendo do indivíduo, podem se manifestar em maior ou menor grau.

 

  1. Insônia, alteração de apetite, oscilações de ânimo ao longo do dia, constipação e perda da libido. Estes sintomas indicam alterações em nosso ritmo biológico normal.
  2. Decaimento, falta de força, sensação de corpo pesado, sensação de frio, dor de cabeça, sensação de vazio. Estes sintomas indicam alterações da nossa experiência corporal.
  3. Dificuldade de concentração, incapacidade de pensar, dificuldade para tomar decisões, pensar persistentemente nos mesmos assuntos. Aqui evidenciamos o prejuízo na nossa capacidade de pensar e criar.

 

Dependendo da pessoa, alguns sintomas podem estar mais presentes, mas ela sempre deverá apresentar pelo menos um sinal de cada grupo apresentado. Muitas vezes os sintomas não são percebidos pelo próprio indivíduo e são a família e os amigos que percebem o problema.

O tratamento medicamentoso tem se mostrado eficaz. Existem diversos tipos de medicações com boa tolerância e escassos efeitos colaterais. Quando a depressão é tratada precocemente, os remédios são utilizados em doses baixas. A escolha da medicação sempre é tomada conjuntamente pelo psiquiatra e seu paciente.