Especialidades

Esquizofrenia

Esquizofrenia é uma doença que compromete profundamente o relacionamento de uma pessoa com seu núcleo familiar e em seu ambiente de trabalho.  Em resumo, é um distúrbio que compromete todas as relações pessoais de um indivíduo. A esquizofrenia é uma doença de origem crônica e que tende a evoluir, alternando fases de crise com melhoras parciais.

Durante as crises podem ocorrer rupturas do fluxo lógico do pensamento.  E isso pode causar: acentuação de crenças ou de certezas absurdas ou irreais (delírios); sensação de escutar vozes que comentam, ofendem ou ordenam (alucinações auditivas). Além disso, o paciente passa a se comportar em função dessas vivências.

Argumentar contra as crenças irracionais do paciente não resolve o problema. Esse debate pode causar um alívio temporário no paciente, mas também pode gerar uma irritação nele, que pode se sentir desacreditado. Em alguns casos, as falas do paciente se tornam incompreensíveis, tal a desorganização de seu pensamento.

A evolução dessa doença pode fazer com que alguns sintomas se instalem gradualmente. São eles: empobrecimento do pensamento, retraimento social, falta de iniciativa, falta de expressão emocional.

A esquizofrenia é uma doença que precisa de acompanhamento médico especializado. E existem diversos medicamentos que auxiliam no o controle desse quadro. A combinação de psicoterapia com medicação adequada auxilia o paciente esquizofrênico a de adaptar à essa condição. O paciente também recebe ajuda para conhecer e compreender sua doença, se fortalecendo para ter mais autonomia e independência.