Especialidades

TOCTranstorno Obsessivo Compulsivo

O transtorno obsessivo-compulsivo tem sido um distúrbio frequente ao longo da história da humanidade. Mas, primeiro, é preciso definir o que é uma obsessão. Ser obsessivo significa ter pensamentos intrusivos desagradáveis. Isso quer dizer que a pessoa com quadro obsessivo não consegue controlar a presença destes pensamentos, que aparecem na consciência do indivíduo mesmo sem serem desejados.

Essa situação faz com que a pessoa se sinta ansiosa e, por causa disso, pratique algumas atitudes com o objetivo de fazer com que esses pensamentos parem e aliviem a sua ansiedade. É aqui que aparece a segunda caraterística dessa doença, as compulsões. Compulsões são comportamentos que se reproduzem, ou seja, a pessoa faz as mesmas coisas repetidas vezes.  Por exemplo: verificar o fechamento de uma porta ou lavar as mãos várias vezes.

O TOC causa um grande prejuízo devido ao tempo que se perde nas compulsões e devido à ansiedade e à angústia que produz. A sensação de impotência frente aos sintomas é outra caraterística importante deste transtorno.

Aliar o tratamento à base de medicações com outras terapias tem se mostrado eficaz para controle das compulsões obsessivas.