Especialidades

Transtorno Bipolar

A bipolaridade é uma oscilação de humor onde se alternam fases de depressão com fases de euforia durante vários dias. Para o diagnóstico, a forma de apresentação clínica e os pontos essenciais do histórico médico são fundamentais. O humor, o ânimo e a disposição do paciente são importantes para formular esse histórico:

  1. Uma pessoa na fase depressiva costuma apresentar apatia, falta de cuidado com a aparência ou até mesmo com a higiene, falta de interesse pelos acontecimentos que o cercam e frequente fadiga ou cansaço. Questionamentos sobre concentração e memória são importantes. A autoestima e a autoconfiança da pessoa ficam abaladas, além de ela apresentar possíveis ideias de culpa, pessimismo e falta de perspectiva para o futuro. Os pacientes apresentam um quadro de insônia ou uma sensação de cansaço e sonolência com frequência, o que pode levar a comportamentos e ideias suicidas.
  2. Na fase maníaca, o indivíduo apresenta características com origem no humor elevado: agitação, verborreia (muito falante), hipervigila?ncia (atenção a tudo) e se mostra hipotenaz (sem concentração em um foco de atenção). O indivíduo costuma saltar de assunto em assunto, aumentar exageradamente a autoestima, expressar-se com eloquência e manifestar ideias de grandeza. Em quadros graves, o paciente pode apresentar sintomas psicóticos como ideias delirantes, alucinações auditivas ou extrema agitação psicomotora.

 

Sobre o tratamento:

A predisposição familiar é importante. O controle das crises e a prevenção de novos episódios se dão através do tratamento farmacológico. São utilizados remédios estabilizadores de humor. O acompanhamento psicoterápico é de grande importância na compreensão da doença, pois favorece a adesão ao tratamento.